Publicidade

O que é justiça? racha no STF


Anúncio

O que é justiça? racha no STF 


O racha no STF

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), gaguejou e anunciou um voto confuso e decisivo na noite de 11 de outubro. O STF definia quais medidas adotadas pela Justiça que impedem o exercício parlamentar precisam do aval do Poder Legislativo.
Duas semanas depois, em tom de voz baixo, interrompeu um bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso no plenário e deu continuidade ao processo em discussão.



Sua postura em ambos os casos foi criticada dentro e fora do tribunal. Colegas, ministros de outras Cortes e advogados dizem, reservadamente, que ela perdeu força e liderança. Para eles, na ação sobre medidas cautelares contra parlamentares, Cármen Lúcia deveria ter fortalecido o Supremo ante o Congresso. Já no embate entre Gilmar e Barroso, o melhor era ter encerrado a sessão.
Para outro grupo, contudo, o “perfil conciliador” da presidente deu ao tribunal a prerrogativa de poder afastar um congressista – ainda que o Legislativo possa reverter a decisão. Sobre a briga, destaca-se que ela garantiu o término do julgamento pautado.
O desgaste na imagem do STF não se restringe à figura da presidente. Ministros, sem se identificar, dizem que “a energia está pesada”. Gilmar, o mais polêmico, foi alvo de hostilidades ao menos três vezes neste ano em São Paulo.


A desavença recente não foi a primeira nem a maior no plenário do Supremo. O próprio Gilmar protagonizou embates famosos com Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Joaquim Barbosa. O ministro não raro ataca os colegas. Em setembro, disse que Edson Fachin, relator da Lava Jato, corria o risco de manchar sua biografia por causa da polêmica delação dos dirigentes da JBS.
O racha atual em questões sociais e políticas tornou-se mais evidente e passou a ir além das sessões. Em conversa reservada, um ministro já usou a expressão “nós ganhamos”, ao se referir sobre a posição majoritária do resultado de um processo. conteúdo; otempo.com.br




Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem