Publicidade

Ministro defende que STF mantenha prisão após condenação em segunda instância


Anúncio

Ministro defende que STF mantenha prisão após condenação em segunda instância  "lula pode ser preso ainda este ano" 



O ministro da Justiça, Torquato Jardim, defendeu nesta segunda-feira que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a decisão de que réus condenados em segunda instância já passem a ter a pena executada. De acordo com o ministro, as instâncias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do STF não deveriam analisar o fato criminoso e a competência já apreciados pelas instâncias anteriores, mas tratar apenas das questões de direito e de grandes teses.

leia mais; 

Moro protesta contra decisão do Tribunal Regional Federal "soltou um condenado"

juiz do TRF4 votou pela abertura de processo disciplinar contra o juiz Sérgio Moro





— A alegada motivação política não favorece a biografia do STF. O STJ e o STF não podem ser vistos como terceira instância criminal. É preciso que seja aceito o julgamento probatório anterior. Nesta base, sou favorável ao recolhimento a partir da segunda instância — afirmou o ministro Torquato.

Segundo o globo.globo a discussão em torno do início do cumprimento das penas a partir da segunda instância está para ser reaberta no plenário do Supremo. Será a terceira vez que a questão será discutida. Nas outras duas vezes, a maioria dos ministros votou a favor da execução imediata das penas. O problema é que recursos que foram apresentados ao STF passaram a ter tratamento diferenciado por parte dos ministros.



Enquanto alguns determinavam o cumprimento, outros aceitaram os recursos e mandaram suspender o cumprimento das sentenças. A manutenção da execução das penas a partir da condenação em segunda instância é considerada estratégica e responsável em boa parte pelo sucesso da Operação Lava-Jato.

Se isto sair do papel, o ex presidente Luiz inacio lula da silva poderá ser preso ainda este ano. Lula foi condenado em primeira instancia na operação lava-jato pelo juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de cadeia, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.







Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem