Publicidade

EX; PRESIDENTE LULA MORREU ! IBOPE


Anúncio



Como vocês já devem ter visto, o Estadão divulgou hoje uma pesquisa realizada pelo Instituto Ibope sobre as eleições presidenciais de 2018, com seis possíveis candidatos. E o destaque negativo é Lula. A rejeição ao ex-presidente disparou e ficou em 61%. Foi a única que cresceu desde outubro.




A dos demais listados, embora alta, são bem inferiores à do petista: a de Marina Silva (Rede), mesmo caindo oito pontos, é de 42%; a de Ciro Gomes (PDT) teve queda de sete, ficando em 45%; a de Geraldo Alckmin (PSDB) caiu cinco e está em 47%; e a dos também tucanos Aécio Neves e José Serra oscilou dois pontos para baixo, com 44% e 52%, respectivamente.
O levantamento mostrou ainda que Lula tem cada vez menos eleitores. Se a disputa fosse hoje, 19% dizem que votariam nele com certeza, e 14% considerariam essa hipótese. O potencial de voto é de 33%. O de Marina é de 43% (15% certos mais 28% possíveis); o de Aécio, 40% (15% mais 25%); o de Serra, 32% (8% mais 24%); o de Alckmin, 30% (23% mais 7%) e o de Ciro, 19% (4% mais 15%).
É evidente que o resultado é muito ruim para o petista, mas, a estarem certos esses números, ninguém tem muita razão pra comemorar, ainda que dois candidatos da oposição apareçam com rejeição menor do que a de Lula e com potencial de voto maior: Marina e Aécio.
Se tudo isso corresponder à verdade, está em curso um perigoso movimento de rejeição à política. E isso nunca resulta em coisa muito boa. Em tese ao menos, o sistema estaria sensível a aventureiros. Não é por acaso que, ainda que com margem estreita, Marina esteja em melhor situação. E, de todos os possíveis candidatos, ela é quem diz as coisas mais incompreensíveis.




É evidente que Lula está morto como candidato a presidente da República. Mas ainda está vivo como político e como indivíduo. Segundo o Ibope, 13% dos que respondem à pesquisa dizem que só votariam nele, fidelidade absoluta que é de 8% com Aécio e de 7% com Marina. Obviamente, esses números não elegem ninguém.
“Ah, mas Lula ainda pode influenciar…” Bem, pode. Parece-me, no entanto, que essa vantagem que resta ao petista é anulada pela brutal rejeição a seu nome. http://veja.abril.com.br
Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem