Publicidade

CONHEÇA AS CONSEQUÊNCIAS DE USO DE SUPLEMENTOS NA ADOLESCÊNCIA


Anúncio

Esta semana, vamos falar sobre o uso de suplementos pelos adolescentes - um assunto que divide a opinião dos médicos.  

Basta os adolescentes começarem a frequentar uma academia que lá vem a intenção de usar suplementos que prometem colocar o corpo em forma ou dar mais disposição. E aí, nós, pais, ficamos sem saber se devemos deixar ou proibir. Se você está passando por isso, este artigo é para você

Falar de suplementos para alcançar o corpo desejado virou moda entre adolescentes e adultos, mas na medicina, não há consenso sobre os benefícios. Há médicos que afirmam que uma dieta saudável é suficiente para que os adolescentes conquistem o corpo definido que tanto desejam. Outros criticam e rejeitam o uso por acreditarem que pode causar complicações e sobrecarga de órgãos como os rins. Também há aqueles defendem o uso equilibrado de suplementos, podendo ser benéfico mesmo na fase de crescimento.

Os nutricionistas costumam indicar o uso desses suplementos levando em consideração o objetivo de cada paciente e geralmente está associado ao ganho de massa muscular. Mas, aqui no blog, estamos abordando as alternativas que temos para combater a obesidade em adolescentes e não apenas o desejo de um corpo bonito e atraente. 

Sendo assim, a minha sugestão é que você conheça os suplementos mais utilizados por praticantes de musculação para que saiba questionar o médico ou nutricionista antes de tomar a decisão de inseri-los na alimentação do seu filho, caso ele esteja acima do peso:

1. Whey protein - um tipo de proteína extraída do soro do leite que estimula o metabolismo, acelera a queima calórica e evita a perda de massa magra (músculo). Geralmente é ingerida em forma de shake, batido com água, leite ou frutas, e pode ser pela manhã, à noite, antes ou depois dos exercícios - dependendo do objetivo que se tenha.
2. Maltodextrina - também conhecida como malto dextrin e malto - é um carboidrato complexo que mantém os níveis de energia constantes durante a atividade física e melhora a recuperação muscular após os exercícios. Pode ser ingerida antes ou depois do treino, e, de novo, depende do objetivo.
3. BCAAA - O termo BCAA é na verdade uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada, que incluem a leucina, valina e isoleucina. Em conjunto, estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular. Depois da whey protein, é o suplemento mais famoso entre os praticantes. Possui um papel muito importante na recuperação de lesões musculares formadas durante um treino de musculação. 

Tenha muita atenção quanto ao uso dos termogênicos, também conhecidos como queimadores de gordura, que trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação. São substâncias que ajudam o corpo a consumir energia de forma mais rápida, mantendo o metabolismo acelerado e promovendo uma queima calórica maior ao longo do dia. A ação dos termogênicos é muito rápida e tem como resultado:
- Redução do apetite;
- Aceleramento do metabolismo através do aumento da frequência cardíaca ;
- Melhor desempenho na execução dos exercícios através do aumento da resistência e da capacidade respiratória;
- Definição da massa muscular.

Mas o perigo da ingestão desses suplementos está no fato da associação com outros medicamentos para atingir o resultado esperado, tais como estimuladores da produção do hormônio tireoidiano, da testosterona e do hormônio do crescimento, pois o uso a longo prazo pode provocar pressão arterial elevada, que é fator de risco para doença coronariana, para derrame e, dependendo do segmento do sistema que está sendo comprometido, até para cegueira. 

Por isso, pais e mães, a melhor alternativa para manter a saúde e o bem-estar físico do seu filho/filha, ainda é a PREVENÇÃO E O COMBATE À OBESIDADE. Mas, se ele/ela já está acima do peso, NÃO PROCURE POR MILAGRES nem RESULTADOS RÁPIDOS que coloquem a vida em risco. O Adolescente tem a seu favor a JUVENTUDE que traz consigo um metabolismo acelerado naturalmente.

Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem