Anúncio
TEMER VAI USAR FORÇAS ARMADAS CONTRA CAMINHONEIROS
Michel Temer vai usar as Forças Armadas contra os caminhoneiros, segundo Vicente Nunes, do Correio Braziliense.
O anúncio será feito daqui a pouco, após reunião que está ocorrendo no Palácio do Planalto.
Temer vai usar como desculpa o suposto descumprimento do acordo que seus ministros firmaram ontem com a CNT e outros sindicatos patronais – sem a participação das lideranças autônomas, verdadeiras responsáveis pelo movimento.
A folha de São paulo já publicou que; O governo federal autorizou o uso das Forças Armadas para liberar estradas bloqueadas por caminhoneiros caso não haja um refluxo no movimento, que entrou no quinto dia nesta sexta (25).
A decisão foi tomada na manhã desta sexta em reunião de emergência no Palácio do Planalto.
A atuação do Exército seria como forma de apoio ao trabalho da Polícia Rodoviária Federal e das polícias militares nos estados.
A medida, considerada extrema e indesejada, já vinha sendo avaliada pela área de inteligência e segurança do governo. Na noite de quinta, a Casa Civil havia anunciado uma trégua com as principais entidades do setor, congelando o preço do diesel que move os caminhões por 30 dias e pedindo duas semanas para retomar a negociação.
Até o fim desta manhã, contudo, não havia sinais de arrefecimento daquilo que os caminhoneiros chamam de greve, mas que o governo já identifica majoritariamente como um locaute —quando empresários incentivam a disrupção de um setor econômico para tentar auferir vantagens, o que é ilegal. Ainda assim, há também um fator de espontaneidade na paralisação que intriga e preocupa o governo, temeroso de uma repetição nas estradas do cenário urbano dos protestos de junho de 2013.
Como prometido, taí o aviso