Publicidade

Empresário que delatou Witzel emboçou R$ 15 milhões da Saúde "Caixa dois de Wilson Witzel foi de 115.000 reais"


Anúncio


Caixa dois de Wilson Witzel foi de 115.000 reais, revela delator



Depois de o Radar revelar nesta terça que o empresário Daniel Gomes da Silva havia fechado delação com o Ministério Público Federal e delatado repasse de caixa dois ao governador do Rio, Wilson Witzel, o site O Antagonista obteve o conteúdo da história.

O Radar também confirmou com interlocutores da negociação o teor das revelações publicados pelo site. Daniel disse aos investiadores, no acordo homologado pelo STJ, que repassou 115.000 reais à campanha do governador.



O dinheiro teria sido solicitado por Robson dos Santos França, conhecido como Robinho, assessor do senador Arolde de Oliveira (PSD), aliado de Witzel.

 Wilson Witzel delatado

O delator apresentou mensagens de celular para comprovar os contatos com o suposto emissário de Witzel. Robinho teria dito ao empresário que ele teria vantagens no governo, caso colaborasse financeiramente.

“Me disse que conversava com o pessoal do Witzel, que tinha poucas pessoas até então, e que na minha área de atuação [saúde] tinha bastante espaço para trabalhar, desde que ajudasse financeiramente”, delatou Daniel.

O relato do delator foi confirmado por sua secretária, de nome Michele, responsável pelas entregas de dinheiro num shopping do Rio.



Empresário que delatou Witzel desviou R$ 15 milhões da Saúde, diz MP



O empresário Daniel Gomes da Silva é apontado por investigações do Ministério Público do Rio, da Paraíba e de outros estados como chefe de uma rede de corrupção que desviava recursos da saúde a partir do pagamento de propina e de repasses de caixa dois a políticos de diferentes regiões do país.

 Wilson Witzel delatado



Apenas no Rio, ele teria desviado cerca de 15 milhões de reais da Saúde. Jovem para os padrões da corrução nacional, Daniel Gomes, 42 anos, gostava de passar o tempo em Portugal, distante dos holofotes do Rio, tanto que não havia, ainda hoje, imagens dele na internet.

O empresário fazia parte da “República da Barra”, onde ainda hoje tem endereço na Praça Telê Santana. A imagem que ilustra a nota foi capturada pelos investigadores, em um dos momentos em que o empresário “fantasma” se deixou filmar por uma câmera de segurança.

 Wilson Witzel delatado

A origem da investigação contra ele foi a filial da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul. O empresário, preso no fim de 2018 na Operação Calvário, montou um esquema de corrupção a partir de organizações de saúde que assumiam contratos milionários para gerenciar unidades hospitalares nos estados.




O esquema abasteceu os bolsos de políticos e financiou o caixa dois de campanhas em diferentes estados. Desde 2010, como revelam as investigações da PF na Paraíba, Daniel operava não apenas no setor de saúde, mas também em alguns contratos da educação paraibana.

A delação de Daniel Gomes, já homologada pelo Superior Tribunal de Justiça, além de comprometer autoridades com foro privilegiado, como Wilson Witzel, apresenta um cenário devastador para alguns figurões que já ocuparam o poder, como o ex-governador Ricardo Coutinho e o ex-senador Ney Suassuna.

 Wilson Witzel delatado

Como o Radar mostrou, Daniel detalhou em longa delação o pagamento de propinas a Suassuna e repasses de caixa dois para quitar dívidas de campanha do PSB na Paraíba.

Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem