Publicidade
Moro entra em campo e senadores dizem que apoiará vetos no Pacote Anticrime que acaba moleza pra político




Moro entra em campo e senadores diz que apoiará vetos no Pacote Anticrime que acaba moleza pra político



O líder do Podemos na Câmara, deputado federal José Nelto (GO) declarou apoio à possibilidade levantada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, de que o presidente da República vete alguns pontos críticos do Pacote Anticrime. Mesmo sendo um pacote apresentado pelo próprio Executivo, através do Ministério da Justiça, ele foi bastante desfigurado pelo Congresso Nacional, e dispositivos incompatíveis com o combate à corrupção foram inseridos em seu texto.



Dentre os pontos mais polêmicos, estão a criação da figura do “juiz de garantias” e a proibição do uso de delações premiadas para decretação de medidas cautelares como prisões provisórias e preventivas. Conforme nota publicada pelo Podemos, caso esses itens sejam vetados por Bolsonaro, José Nelto assegurou que a bancada da legenda vai acatar indicação do Poder Executivo.

Na opinião do líder de bancada, o chamado “juiz de garantias” seria mais um artifício de protelação para o andamento da Justiça brasileira: “Precisamos de uma justiça célere, e não de recursos infinitos. O juiz de garantia é mais uma embromação, uma enrolação”.




De acordo com a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), a criação dessa nova figura dentro do processo vai implicar em gastos no orçamento do Poder Judiciário. E um levantamento do Conselho Nacional de Justiça mostra que somente na Justiça Eleitoral aproximadamente 40% das comarcas no território nacional possuem apenas uma Vara. Para atender a essa demanda, seria necessário dobrar o número de juízes.



Sobre a proibição do uso de delações premiadas para a decretação de prisões provisórias e preventivas, o deputado avalia que haverá prejuízos no combate à corrupção: “A medida é uma garantia para que o cidadão que está sendo investigado possa abrir o bico e falar a verdade para a Justiça”.

Anúncio



AGORA DEPENDEMOS DE VOCÊ PARA CONTINUARMOS NO AR


O jornalismo em que você confia, conservador, depende de você. Colabore com a independência do JORNAL 21 BRASIL doando qualquer valor; "Doar é uma pratica que requer desapego.

Quero doar 10:


Quero doar 20:


Quero doar 30:

DEIXE SUA OPINIÃO:

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem

Naõ confie no Facebook. Compartilhe e alcance mais pessoas;



Anúncio
Postagem Anterior Próxima Postagem

Anúncio



Anúncio Anúncio
--------------------------------------