Publicidade

Lobista acionou Maia e Alcolumbre para “agilizar” entrega de respiradores superfaturados da China para Helder Barbalho


Anúncio





 Nas mensagens entre Helder Barbalho e André Felipe Oliveira, representante da empresa SKN, obtidas pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF), o lobista diz ao governador do Pará que “usou” o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para agilizar a liberação do equipamento na China. A informação é do O Antagonista.


Inclusive, ele anexa uma carta assinada por Maia e dirigida ao embaixador da China, Yang Wanming, informando do “caráter emergencial e prioritário” da compra “governamental”. “Usei RM (Rodrigo Maia) tb para somar”, escreve André Felipe.

Em outro diálogo, o lobista fala da “pressão” para aprovação do equipamento junto à Anvisa. “Izalci está cobrando junto com Davi [Alcolumbre] (…) Se acionar Eduardo Gomes e Fernando Bezerra ajuda muito.” Helder, então, responde: “Já falei com Eduardo Gomes.”


A relação com os caciques do DEM se explica. André Felipe era até então integrante do diretório do partido no DF e foi eleito segundo suplente do senador Izalci Lucas (PSDB). Gomes é líder do governo no Congresso.


Há ainda outras mensagens em que Helder diz estar “sangrando” com o atraso. Ele encaminha notícias sobre o avanço da Covid-19 no Pará e se desespera: “Meu Deus”. “Pela nossa amizade, não pode ir além de 48hrs.”


Helder acaba pedindo ajuda para a Vale. Apesar de toda a articulação, o primeiro lote só chegaria em 4 de maio. Constatou-se então que o modelo adquirido era inservível para o uso em pacientes com coronavírus.

Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem