Gilmar pauta para dia 4 ação sobre reeleição de Maia e Alcolumbre - JORNAL 21 BRASIL
Anúncio


Publicidade
Anúncio

Talvez você tenha perdido

Anúncio
Continuar depois da publicidade

DESTAQUE DA SEMANA

GOVERNO IDIANO DÁ RASTEIRA EM DORIA LIBERA 2 MILHÕES DA VACINA QUE TEM 70% DE EFICÁCIA PARA O BRASIL

 "Vacina de Oxford/AstraZeneca tem eficácia de 70% já na 1ª dose, apontam testes no Brasil" Quem tem pressa come cru, né João Dori...

Gilmar pauta para dia 4 ação sobre reeleição de Maia e Alcolumbre

 




Gilmar Mendes pautou para o próximo dia 4 de dezembro o início do julgamento, no plenário virtual, da ação do PTB que busca impedir a reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre nas presidências da Câmara e do Senado.


O julgamento vai durar uma semana, até o dia 11, e cada um dos ministros do STF deverá apresentar seus votos por escrito. Durante esse período, qualquer um deles pode pedir para levar o processo para deliberação no plenário, com discussão oral.

O plenário terá sessões por videoconferência até o dia 18. As eleições para as presidências da Câmara e do Senado acontecem na primeira semana de fevereiro.




O parágrafo 4º do artigo 57 da Constituição diz que os presidentes das duas casas do Legislativo têm mandato de 2 anos, “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”.


Na ação, o PTB diz que não só a Constituição, mas também os regimentos internos proíbem a reeleição para evitar a “perpetuação de um indivíduo no poder”.