Publicidade

Pazuello perde paciência, discute com Doria em reunião "Coronavac é do Butantan, não de São Paulo"


Anúncio




O governado de São Paulo, João Doria, questionou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello sobre possíveis razões político-ideológicas para o governo federal não comprar a Coronavac. 


Pazuello não gostou e reagiu a altura: “A vacina do Butantan não é do estado de São Paulo, é do Butantan.”


Doria ressaltou que o Ministério da Saúde já se comprometeu a gastar R$ 1,9 bilhão com a vacina da AstraZeneca, R$ 2,5 bilhões com o consórcio Covax Facility, iniciativa da ONU e OMS para o desenvolvimento de vacinas, mas não investiu nenhum real na Coronavac.


“A vacina Coronvac não teve nenhum investimento feito pelo governo federal. Ela também ainda não foi aprovada. O que difere, ministro, a condição e sua gestão como ministro da Saúde de privilegiar duas vacinas em detrimento de outra vacina? É uma razão de ordem ideológica, política ou de falta de interesse em disponibilizar mais vacinas, sendo que, no total, temos 300 milhões de doses para sair a partir de fevereiro do próximo ano, sendo que vamos precisar de mais de 400 milhões de doses da vacina. Se é fato que o senhor tem as vacinas, porque não iniciar imediatamente a vacinação dos brasileiros?”

“O governo já pagou 830 milhões para o consórcio Covax sem a vacina. O seu ministério pagou à Astrazeneca 1,3 bilhão de reais sem a vacina. E a Coronavac, que é a vacina do Butantan que já temos aqui uma parcela considerável e o senhor, em reunião com 24 governadores, anunciou que compraria 46 milhões de doses e, infelizmente, o presidente da República o desautorizou, foi deselegante com o senhor, em menos de 24 horas e impediu que a sua palavra fosse mantida perante os governadores. O seu ministério vai comprar a vacina Coronavac sendo aprovada pela Anvisa sim ou não?”


O ministro disse que a Coronavac não é do Governo de São Paulo, e sim do Instituto Butantan, maior fabricante de vacina do país. E que “tentar acelerar é justo, mas não podemos abrir mão de segurança e eficácia”.


“Já falei para todos os governadores: a vacina do Butantan não é do estado de São Paulo, é do Butantan. Não sei porque o senhor fala tanto como se fosse do estado. Ela é do Butantan. É a maior fabricante de vacina do nosso país. E é respeitado por isso. O Butantan, quando concluir o seu trabalho e tiver com a vacina registrada, nós avaliaremos a demanda e, se houver preço, vamos comprar. Os registros são de cartório e havia uma demanda, havendo preço, todas as condições serão de nossa compra.”


Confira esse vídeo;  


Anúncio

DEIXE SUA OPINIÃO:

"Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem"

Postagem Anterior Próxima Postagem